Palhaço é feito de amor
- novetresfoco
- Sep 25, 2016
- 2 min read

Sexta-feira à noite. A Praça da Sé, local de encontro de muita gente no início do final de semana, se transformou com o clima do picadeiro. O movimento dos carros nas ruas que a circundam nem foi percebido pelas crianças e adultos que se avizinharam na escadaria e chão da praça. Furreca e Lambreta, dupla de palhaços marianenses, conquistaram as crianças com o primeiro despertar da atração. Dos adultos, era bem fácil escutar as gargalhadas e notar os olhares encantados que se confundiam facilmente com os das pessoinhas pequenas, como uma fusão entre risos e sensações de felicidade. A segunda apresentação, de Fiofó e Capivara, surpreendeu pelas acrobacias, saltos e alvoroço. ‘’Palhaço também é atleta?’’ perguntou Lucas, de sete anos, sem tirar os olhos das piruetas que brotavam dos artistas de Iracemápolis. Palhaço às vezes se mostra de atleta. E às vezes se mostra de músico também.
Mixuruca e Mixaria mostraram que palhaço pode tudo. Os dois entraram em cena com violão e zabumba na mão. Uma voz no meio do público gritou um ‘’Toca Raul!’’. Brincadeiras e trapalhadas também não faltaram, rodeando a relação de amizade quebra-cabeça dos dois, que completam um ao outro. “What a wonderful world!” melodiou Mixaria, numa imitação que trouxe a voz de Louis Armstrong quase idêntica soando aos ouvidos de todos. A melodia suave da canção se fundiu com o clima e luz de cor amarelada sobre os olhos de quem apreciava, como uma bela poesia que se encaixa palavra por palavra. Os aplausos surgiam a cada imitação de cantor e improvisação de música. Uma história de amor foi cantada no palco. “I want to share all my love with you”, canta Mixaria, abraçando de carinho sua metade da laranja, Mixuruca. Depois, uma homenagem de amor à profissão foi demonstrada por todos os palhaços, como energia que se tornava uma.
Um rosto extremamente amistoso surge vindo do público aconchegado. Palhaço Biribinha, homenageado, era metade felicidade e metade emoção. Mostrou à todos do que um palhaço é feito, sem nem fazer acrobacias, algazarrear ou usar maquiagem no rosto. ‘’Palhaço é feito dessa energia! Palhaço é feito de se expor ao ridículo, do amor de uma criança com seu sentir’’ proseou, de dentro d’alma para fora. “Ei, você! Busque seu palhaço!”, reavivou Biribinha. E ao som da viola de Mixaria, todos cantaram em uníssono, como um hino, o que Raul Seixas contou de forma musicada há muitos anos: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!”
Cabaré em homenagem ao Palhaço Biribonha, com Mixuruca e Mixaria (AL), Circovolante (MG), Furreca & Lambreta (MG), Nelson do Bigodinho (SP) e Cia Pé de Cana (SP)
23 de setembro de 2016 - Praça da Sé, Mariana - MG
Texto: Duda Carvalho e Luísa Campos
Foto: Agliene Melquíades
Revisão: Hariane Alves e Duda Carvalho
Comentarios